A Música na Primeira Infância

Palavras, harmonia e ritmo: junte tudo isso e faça música!

A música é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da criança na primeira infância, atuando diretamente no bem-estar, na concentração e no raciocínio.

Ao adotarmos a musicalização desde a primeira infância tornamos a criança mais sensível e receptível aos sons. É neste período da vida, até os 6 anos de idade, que a criança possui maior capacidade de aprendizado e retenção do conteúdo, e as experiências vividas aqui são cruciais para o desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano.

A musicalização infantil é o processo que visa construir o conhecimento musical, despertando e desenvolvendo o gosto pela música, através de práticas lúdicas que funcionam como elementos motivadores para a criança. Busca-se com a musicalização a amplificação da percepção auditiva, visual e tátil, o crescimento da inteligência artística e o aumento da sensibilidade.

Música na infância

Qual a importância da música na primeira infância?

A musicalização é a pré-escola da música, e suas atividades buscam ampliar as capacidades musicais da criança de forma bastante intuitiva.

A música é inerente aos interesses da criança desde o seu nascimento, e por isso deve ser utilizada para gerar estímulos de qualidade. Bebês que crescem em ambientes repletos de estímulos de qualidade tendem a desenvolver seus cérebros mais rapidamente, em especial nos primeiros 6 anos de vida, quando estão ocorrendo profundas mudanças nas estruturas neurais das crianças.

Ainda que seja inconteste a importância da música na primeira infância, podemos ir além e citar a sua correlação no desenvolvimento das aptidões ligadas à linguística, capacidade de expressão e coordenação motora da criança. Igualmente, através do ritmo, do timbre e da melodia, a música atua como facilitador na amplificação das competências sociais da criança.

Em resumo a música irá contribuir para a socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.

É importante destacar que para que o bebê usufrua das benesses do estímulo musical se faz necessário que ele vivencie atividades específicas para a sua faixa etária, em um ambiente seguro com materiais sonoros ricos e manipuláveis.

Música na Infância

Quais os objetivos de se trabalhar com a música na primeira infância?

Servir-se da música como ferramenta na primeira infância não possui o objetivo de formar musicistas, mas sim desenvolver a sensibilidade e a integração das crianças.

A civilização Grega já reconhecia a importância da música no processo educacional, e foi Platão quem disse que “primeiro devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica”.

A música possui recursos didáticos superiores

O processo de musicalização na primeira infância, além de contribuir para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico é também ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem.

Ao utilizar a música nos primeiros anos de vida permitimos que ocorram efeitos positivos diretos sobre os dois hemisférios do cérebro: o direito (criativo) e o esquerdo (lógico).

O contato com a música auxilia a criança no aprendizado da leitura e da escrita

Praticar o canto e aprender a tocar algum instrumento musical faz com que áreas neurais importantes sejam estimuladas. São esses estímulos neuronais que irão auxiliar futuramente outras funções, como a matemática e a leitura.

Os padrões melódicos da música servem de incentivo à linguagem ao ponto que auxiliam a criança na aquisição de vocabulário. A interpretação de texto é facilitada, pois com a música a criança tende a prestar mais atenção ao que se está sendo dito e aos sentimentos que estão sendo transmitidos. A criança consegue distinguir sons com mais facilidade e melhora sua capacidade de concentração em ambientes agitados.

A utilização da música favorece a criação de laços de afeto

Estar inserida em um ambiente familiar musical faz com que a criança valorize este tipo de arte. A música une as pessoas, favorece o relacionamento interpessoal e possibilita que os membros da família desfrutem de um tempo de qualidade juntos.

Alguns aspectos, entretanto, devem ser analisados na utilização da música na primeira infância:

  • A introdução ao ambiente musical deve ser lúdica;

  • O tipo de música escolhida deve ser adequado à faixa etária do bebê;

  • O volume da música deve se adequar à audição da criança;

  • A apreciação musical deve ser acompanhada por informações acerca do compositor, da obra, da época em que foi composta.

Música na Infância

    Quais os benefícios da música para as crianças?

    Ao ter contato desde cedo com a música os bebês desenvolvem com maior facilidade características como a fala, a dicção e a coordenação motora. Ao ampliar esse contato, aprendendo por exemplo a tocar algum instrumento musical antes dos cinco anos de idade, a criança amplifica o desenvolvimento do lóbulo frontal do cérebro, responsável pelo conhecimento lógico e abstrato.

    Especificamente podemos citar alguns benefícios diretos da música na primeira infância:

    Ampliar a memória e o raciocínio lógico

    O processo musical é capaz de desenvolver determinada áreas do cérebro de maneiras que nenhuma outra linguagem é capaz de fazer. A música contribui para o aprendizado matemático, a percepção espacial, a memória e o raciocínio lógico. Os elementos musicais como timbre, tempo e tom são determinantes para estes aprendizados, pois para se recordar da música a criança necessita exercitar a sua memória sequencial.

    Favorecer a alfabetização

    A música funciona como um estimulante para a alfabetização infantil pois sua estrutura formal tem relação direta com a linguagem escrita e falada. As cantigas infantis auxiliam as crianças no aprendizado dos significados das palavras e fonemas e reforçam o aprimoramento da dicção.

    Realizar a integração física e intelectual

    Importante para comunicação, consciência e expressão corporal, a linguagem musical realiza a integração entre o corpo e a mente, a razão e a sensibilidade. Tais aspectos serão significativos para a vida adulta pois a criança estabelece uma maior segurança emocional e fortalece a sua socialização.

    Aperfeiçoar a concentração

    A música tem o poder de auxiliar a criança na melhora de sua capacidade de concentração. Os diferentes sons, ritmos e melodias presentes nas obras musicais permitem à criança exercitar a percepção de nuances, o que é por fim um treinamento para que ela construa a sua própria sensibilidade musical. Amplificar a sensibilidade musical faz com que a criança amplifique também a sua concentração. Se ela for cantar, ou tocar um instrumento, ela necessita estar focada na tarefa, sem de distrair com elementos e sons do ambiente.

    Ouvir música, cantarolar, aprender um instrumento musical. O contato com a música é muito proveitoso desde a tenra idade, inclusive dentro do útero da mãe. A criança que passa por um processo de musicalização torna-se uma pessoa mais sociável, que se comunica melhor, fica mais concentrada, coopera em grupo e interage com seus pares de forma mais afetiva. Ou seja, a música, de qualidade, só gera benefícios aos pequeninos!

    Como trabalhar a musicalização na primeira infância

    A musicalização deve ser iniciada com atividades lúdicas, de forma gradativa, com foco inicial na sensibilização musical e no desenvolvimento da capacidade de atenção da criança.

    Algumas atividades recomendadas para iniciar as atividades de musicalização na primeira infância são:

    • Escutar os diferentes ruídos do ambiente: passear com a criança por diferentes locais (da casa, do prédio, da rua) prestando atenção nos sons, nos ruídos, diferenciando cada um de acordo com o local de onde são emitidos;

    • Identificar os sons e barulhos: realizar a identificação das fontes sonoras, nomeando e dando as características próprias de cada som. Ao escutar diferentes sons, não costumazes ao dia a dia do bebê, buscar efetuar a identificação daquele, para que esta inicie o processo sensibilização ao som;

    • Trabalhar a imitação dos sons: partindo de elementos e situação do nosso dia a dia demonstrar para a criança como seria diferente o mundo se não tivéssemos a presença dos sons. Incentivar os pequenos a imitar estes ruídos com boca ou com o próprio corpo (palmas, pisadas...);

    • Utilizar os sons da natureza: podemos ampliar a percepção auditiva das crianças tendo como ferramenta os sons da própria natureza. De olhos fechadas as crianças podem ouvir os sons de animais, dos rios, da chuva, e assim aguçar a audição e sua capacidade de concentração.

    Dicas de brinquedos educativos

    Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos produtos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos educativos que você pode escolher:

    - Arco-Íris Pedagógico (Waldorf e Montessori): trata-se de um objeto pouco definido e não estruturado, manipulativo, que auxilia o desenvolvimento da criatividade e oferece possibilidades sensoriais à criança, com oportunidades de construção e desconstrução;

    - Jogos Tangram: disponível em 3 modelos diferentes, exercita a resolução de problemas e desenvolver o raciocínio lógico e geométrico com habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras formadas;

    - Animais de Encaixe – Altalena (Enzo Mari): promove a criatividade, estimula o exercício da fala e o desenvolvimento da linguagem, através do reconhecimento das formas dos animais, sons dos nomes dos animais e os sons que os animais podem produzir, conexões que apoiam o desenvolvimento da consciência fonológica essencial para o desenvolvimento da linguagem e futura alfabetização.

    👉 Conheça os Brinquedos Educativos da Madeira Maestra.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.