Amigurumis, Muito Além do que Simples Bonecas

O termo amigurumi refere-se à arte japonesa de produzir, com técnicas de tricô, bonecos inanimados constituídos geralmente de formas geométricas, com cabeça e tronco em forma de esfera e membros cilíndricos. O corpo enfatiza olhos e cabeça grandes, com tronco mediano e membros desproporcionalmente pequenos.

Qual a origem dos amigurumis?

A arte de tecer objetos com a técnica do tricô já era utilizada no Japão, desde seu período feudal, onde os samurais serviam-se desta técnica para criar peças de roupas que lhe ajudavam em seu dia a dia. As técnicas de tecelagem japonesas, como o Kasuri e o Shibori, são milenares e muito utilizadas na indústria têxtil.

Amigurumi Dinossauro

Com o crescimento da cultura “kawai” os amigurumis ganharam força, e se tornaram febre na década de 80 em conjunto com o surgimento da personagem Hello Kitty. A popularidade desta personagem impulsionou o mercado de bonecos de crochê, e assim foram surgindo inúmeros outros personagens e bichinhos.

Inicialmente os bonecos amigurumis eram confeccionados com no máximo 15cm de altura, não possuíam feições em sua face, raramente tinham apenas olhos. Eram brinquedos antropomórficos em que as crianças criavam a identificação e os sentimentos que o boneco deveria representar.

Nas décadas de 90 e seguintes os amigurumis se tornaram objetos colecionáveis, de decoração, e em muitas ocasiões de celebração eram dados como presente. Suas formas e dimensões já são bem variadas e com o advento da internet suas técnicas de produção foram difundidas e são facilmente produzidos.

O que quer dizer amigurumi? Qual seu significado?

A palavra “amigurumi” surgiu da conjunção de duas outras palavras japonesas: “ami” que significa malha e “nuigurumi” que significa bicho de pelúcia.

Segundo a tradição japonesa os amigurumis possuem uma “alma”, que o converte em um companheiro e confidente para o seu dono, proporcionando proteção e consolo. Para a criança eles podem representar símbolos de amizade, cumplicidade e companhia, e servem de apoio para o seu desenvolvimento afetivo.

Amigurumi Hipopótamo

Na primeira infância os amigurumis podem funcionar como as famosas "naninhas", servindo de objetos lúdicos com o objetivo de transmitir segurança às crianças menores. Os bebês sentem a necessidade de ter por perto objetos familiares, que tragam segurança e que em seu âmago refletem a figura materna, e os amigurumis desempenham esta função enquanto são associados ao colo e aconchego.

Porque os amigurumis não tem boca?

Historicamente os amigurumis eram confeccionados de forma a não representar emoções definidas. Desta forma o seu dono poderia espelhar em seu boneco as emoções que estivesse sentindo no momento, tendo um companheiro para compartilhar suas sensações. Em um dia de tristeza o seu boneco compartilharia a sua tristeza, e em um dia de alegrias o seu boneco também compartilharia de sua alegria.

Sabe-se, contudo, que esta questão nem sempre é observada por quem produz o amigurumi, e atualmente já são encontrados bonecos com feições bem definidas, o que pode descaracterizar a função primordial do boneco, de companheirismo.

Amigurumis de Natal

Como cuidar dos amigurumis

Os amigurumis são produzidos com lã ou linha de crochê, e por isso são necessários alguns cuidados para que se mantenha a conservação dos mesmos. Algumas dicas que servem de apoio na limpeza dos seus bonecos:

  • Lave seu boneco sempre à mão, utilizando água fria e sabão para roupas delicadas (neutro), sem deixar de molho por mais de 10 min;

  • Não esfregue para não deformar os pontos do crochê, e para remover eventuais manchas é recomendado utilizar uma escova de dentes;

  • Jamais utilize água sanitária ou alvejantes, e não torça seu amigurumi, apenas aperte para retirar o excesso de água;

  • Seque o seu boneco à sombra, na horizontal, sem pendurar, para evitar que ele se deforme;

  • Se o amigurumi perder ligeiramente o formato você pode modela-la novamente com as mãos depois de totalmente seco.

Dicas de amigurumis

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de amigurumis que você pode escolher:

👉 Conheça os Amigurumis da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.