Brinquedos Não Estruturados no Desenvolvimento Infantil

Os brinquedos não estruturados, ou materiais não estruturados, trabalham estimulando as funções cognitivas básicas das crianças, e são extremamente importantes para o desenvolvimento delas. Na maioria das vezes são objetos do dia a dia, que propiciam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade aos pequenos.

Ao estimularmos a criança a estruturar o seu próprio brinquedo ela passa a desenvolver funções relativas à organização, planejamento, criatividade, atenção e memória.

O que é um brinquedo não estruturado, ou não convencional?

Diferentemente dos brinquedos produzidos industrialmente em larga escala, os brinquedos não estruturados são provenientes do nosso entorno, ou seja, de tudo que está ao alcance da criança e que ela consegue transformar em objeto de brincar. São pedras, placas de madeira, formas geométricas, tampas, potes, folhas, enfim, qualquer objeto que não possua uma função estritamente definida enquanto brinquedo.

Brinquedo não estruturado

Atualmente existem também alguns brinquedos não estruturados artesanalmente manufaturados, como placas de madeira, formas geométricas básicas, brinquedos não definidos. Estes brinquedos alternam sua classificação enquanto estruturados ou não de acordo com as alterações criativa que a criança imprime sobre o objeto durante o uso.

Ao interagir de forma livre com estes materiais, sem conceitos pré-concebidos, surgem diversas possibilidades de uso, sem nenhuma condição de certo ou errado no ato de brincar. Assim o cérebro da criança realiza diversas novas conexões neurais e o seu aprendizado acaba por se consolidar por completo.

Quando uma criança brinca de forma livre com esses materiais, muitas possibilidades surgem, não existe certo e errado, não existem conceitos pré-determinados que os impedem de criar. Dessa forma o cérebro faz novas conexões nervosas e o aprendizado vai sendo consolidado de forma agradável e inovadora.

Qual a diferença entre brinquedo estruturado e não estruturado?

Basicamente podemos delimitar a diferenciação entre brinquedos estruturas e não estruturados no que se refere ao uso definido e fechado do objeto, ou seja:

  • Brinquedos Estruturados: possuem função definida enquanto objeto de brincar. Não permitem muita flexibilidade à criança quando ao uso, restringindo a imaginação dela. São os brinquedos vendidos como prontos;

  • Brinquedos Não Estruturados: são elementos sem uma função definida enquanto objeto de brincar. Permitem que a criança crie, conforme seu conhecimento e desejo, as melhores formas de interação com o brinquedo. Sua função muda a cada nova interação, sendo mais perene enquanto objeto lúdico.

Criança com brinquedo não estruturado

Os significados do brincar

Os brinquedos no geral, independente de sua classificação quanto a estruturados, podem possuir significados diversos para distintas culturas, ou seja, há de se considerar o contexto social em que se insere o brinquedo, por exemplo:

  • Carro em miniatura: pode ser utilizado como brinquedo, enfatizando meios de transporte, assim como pode ser um simples objeto de decoração para aficionados;

  • Quebra-cabeça: enquanto para alguns é apenas uma distração e um jogo de relaxamento, para outros é visto como uma obra de arte para contemplação;

  • Um arco e flecha: visto coma uma brincadeira que reflete a cultura indígena, também é um instrumento de caça que visa a sobrevivência.

Ressalta-se também que os brinquedos ganham novos significados não apenas por seu contexto social, mas também de acordo com a faixa etária de quem está usufruindo dos mesmos, de acordo com seu grau de desenvolvimento.

Dessa forma o “brincar” é caracterizado pelo objeto em si, pelo contexto em que se encontra e pela forma lúdico como o objeto é manipulado.

Por que brincar com materiais não estruturados?

A utilização de brinquedos não estruturados permite à criança uma brincadeira livre, sem sistematização de regras, pois não possuem uma lógica fechada a ser seguida no momento de brincar.

A brincadeira não é fixa, ela se transforma conforme a imaginação da criança. As oportunidades de construção e desconstrução surgem a todo momento no seu subconsciente, reforçando suas habilidades cognitivas.

Estes brinquedos aguçam as habilidades motoras, favorecendo o desenvolvimento da destreza e da coordenação olho-mão, assim como enriquecendo a experiência sensorial. Eles auxiliam na compreensão de ordenação, classificação e agrupamentos, assim como na diferenciação de formas, tamanhos e cores.

Arco-Íris Pedagógico - Brinquedo não estruturado

Benefícios da utilização dos brinquedos não estruturados na educação infantil

Estimular a criatividade e a imaginação

A habilidade das crianças em transformar objetos sem significado em objetos de brincar é imensa. Sua criatividade e imaginação são melhor desenvolvidas quando desafiadas, por exemplo, por objetos não estruturados. As possibilidades de interação vão surgindo conforme a brincadeira se desenrola, e novos mundos surgem em paralelo com a diversão.

Auxiliar no aprendizado

Pedagogicamente os brinquedos não estruturados são aproveitados para dialogar com outras formas de assimilação do conhecimento. A matemática, as ciências humanas, as noções de física, são numerosas as áreas aprendizado com as quais podemos correlacionar a utilização deste tipo de brinquedo.

Tornar o brinquedo perene, preservando o meio ambiente

Por não possuírem um uso fixo e determinado o brincar não estruturado não restringe a utilidade do objeto, dessa forma a durabilidade do brinquedo é estendida. O brinquedo vai se renovando, conforme o uso e aprendizado da criança, garantindo a perenidade do objeto.

Tem-se assim um outro ganho indireto, a redução de resíduos descartáveis. O brinquedo é utilizado por mais tempo, muitas vezes é passado para outras crianças, e isso tem um impacto em uma menor produção de lixo, e por consequência na redução do consumo dos recursos naturais.

Redução do aspecto consumista dos brinquedos

Conforme referido anteriormente os brinquedos não estruturados não advém de processos de industrialização em massa, ao contrário, são naturais e artesanais, podendo ser desenvolvidos com matéria-prima vinda da natureza (pedras, madeiras, folhas).

Não há, portanto, uma relação comercial consumista entre a criança e o brinquedo. Isto é vantajoso ao ponto que pode contribuir também para uma educação consciente do consumo, reduzindo-se as compras por impulso.

Já os brinquedos não estruturados comprados, artesanais em sua grande maioria, são vistos como investimento, pois possuem durabilidade, qualidade e versatilidade em sua utilização, contribuindo para o desenvolvimento a longo prazo das crianças.

Dicas de brinquedos não estruturados

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos não estruturados que você pode escolher:

- Arco-Íris Pedagógico (Waldorf e Montessori): trata-se de um objeto pouco definido e não estruturado, manipulativo, que auxilia o desenvolvimento da criatividade e oferece possibilidades sensoriais à criança, com oportunidades de construção e desconstrução;

- Formas Geométricas: o jogo possui peças em 5 formatos geométricos (triângulo, quadrado, trapézio, losango e hexágono), todos com suas arestas compatíveis para a criação de diversas imagens, o que permite à criança desenvolver suas habilidades psicomotoras, além de suas percepções de forma, espaço e cor;

- Jogos Tangram: disponível em 3 modelos diferentes, exercita a resolução de problemas e desenvolver o raciocínio lógico e geométrico com habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras formadas.

👉 Conheça os Brinquedos Não Estruturados da Madeira Maestra.

1 comentário

  • Estou muito feliz, por ter à oportunidade de conhecer, e saber que tem pessoas preocupadas com a vida e com o desenvolvimento das crianças. Brinquedos não estruturados são os brinquedos dá esperança.

    Marta Regina

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.