A Atividade Física para Crianças

Correr, brincar, se divertir. A atividade física na infância é muito mais do que a execução de um exercício físico planejado e estruturado é, principalmente, a iniciação à uma vida mais saudável e plena.

A realização da atividade física pelas crianças terá um impacto positivo em diversas funções e habilidades, e ensejará uma vida mais saudável para o futuro adulto. Exercitar-se com regularidade ajudará a criança no domínio de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor.

A importância da atividade física infantil

A atividade física durante a infância impacta diretamente na educação psicomotora e no processo de aprendizagem da criança, tornando-se uma base que irá condicionar os demais aprendizados infantis. É através da atividade física que a criança começa a ter consciência de seu corpo, de seu espaço, sua lateralidade, começa a dominar a relação entre tempo e espaço e atinge a habilidade de coordenação de seus gestos e movimentos.

Com o conhecimento e domínio das habilidades psicomotoras a criança passa a ter uma visão mais complexa de como ela se relaciona com o ambiente em sua volta, e assim, tendo este domínio do ambiente, consegue se preparar para enfrentar as dificuldades provenientes da relação espaço e tempo no dia a dia.

No aspecto relacionado à saúde a prática regular de atividade física possui um importante papel na prevenção de inúmeras doenças, desde que realizada de forma orientada e segura, que não exponha a criança e tampouco exija um esforço acima do que o recomendado para a faixa etária.

Crianças brincando ao ar livre

Ao experimentar a compreensão do próprio corpo, através da prática de atividade física infantil, a criança consegue entender conceitos e desenvolver suas faculdades sensoriais e mentais de forma harmoniosa, ao mesmo tempo no qual reforça a consciência de si mesma e aprende a cooperar, compartilhar e conviver com os seus pares.

Trabalhar o movimento, o aspecto físico, irá permitir que a criança entenda um conjunto muito específico para o seu desenvolvimento motor: o sujeito, as coisas, e o espaço. São as relações entre a criança, enquanto sujeito, o espaço e as coisas inseridas neste que permitem o entendimento do fato vivido, do operatório realizado e do mental adquirido.

Devemos ressaltar que o crescimento motor, advindo da atividade física, não pode estar dissociado dos demais aspectos do desenvolvimento da criança. Ao se trabalhar a atividade física infantil devemos compreender as fases de desenvolvimento em que se encontra a criança, para que possamos valorizar as necessidades efetivas do momento, e assim amplificar os ganhos físicos.

Para entender melhor as Etapas do Desenvolvimento Infantil você pode consultar o nosso blog aqui, e conhecer um pouco mais sobre o mundo infantil.

Quais são os benefícios das atividades físicas para as crianças?

A realização de atividade físicas permite às crianças a vivência de uma gama de situações de socialização e momentos lúdicos que são essenciais não apenas para a saúde, mas também para o alcance de uma sensação de bem-estar contínuo.

Valorizar a atividade física infantil como método de auxílio para o desenvolvimento completo da criança é apostar em um processo de crescimento que potencializa os bons hábitos de saúde, de higiene e de alimentação em conjunto com a amplificação de suas habilidades sociais, motoras e psicológicas.

Os principais benefícios da atividade física para as crianças são:

Crianças brincando ao ar livre
  • Domínio da motricidade e do próprio corpo;

  • Aprimorar a postura e o equilíbrio corporal;

  • Aguçar o foco e a concentração;

  • Melhorar a autoestima, a confiança e o humor;

  • Induzir o fortalecimento de ossos, músculos e articulações;

  • Estimular o crescimento e o desenvolvimento;

  • Ampliar o desenvolvimento pessoal e o reconhecimento social.

Ampliando-se o rol de benefícios da atividade física, muitas vezes focados apenas no auxílio puramente físico, podemos citar também as questões sociais e psicológicas. A grande maioria das práticas físicas exige a participação de outras crianças, ampliando a socialização e o sentido de grupo, pertencimento e comunidade. O exercício coletivo, como o futebol, vôlei e basquete, contribui para o aprendizado mental e psicológico, ao ponto que incita na criança a necessidade de conviver com as regras, com as vitórias e com as derrotas.

Como fazer atividade física com criança

O desenvolvimento psicológico e as habilidades motoras das crianças são alicerçadas durante a infância, e por isso é tão importante que a realização das atividades físicas seja orientada para as necessidades específicas de cada faixa do crescimento infantil.

Os padrões de movimento trabalhados na infância, sejam baseados na faixa etária, ou no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo (a partir das questões biológicas, psicológicas e ambientais específicas) são fatores cruciais para um crescimento equilibrado das habilidades físicas e mentais da criança.

A fim de caracterizar as diferentes atividades físicas podemos classificá-las segundo o tipo de esforço realizado (aeróbicas e anaeróbicas) ou segundo a indicação etária.

A atividade física segundo o tipo de esforço realizado:

  • Aeróbica: sua intensidade varia de leve a vigorosa e irá requerer mais oxigênio do que o utilizado em nosso período sedentário, desta forma, auxilia o condicionamento cardiovascular. Exemplos: andar de patins, bicicleta, correr, pular corda, nadar, jogar um esporte coletivo;

  • Anaeróbica: é uma atividade intensa, de curta duração, e que irá exigir a utilização de fontes alternativas de energia na ausência, que são ingeridas quando estamos nos recuperando da atividade. Exemplos: um sprint em uma corrida, o qual exige um desempenho máximo durante um breve período.

Crianças brincando ao ar livre

    As atividades físicas indicadas pela faixa etária da criança:

    • De 0 a 1 ano de idade: pegar objetos, sentar-se, rolar, engatinhar, levantar, andar, estimulação da psicomotricidade, brincar na água a partir de 6 meses;

    • De 2 a 6 anos de idade: recreações, arremessar a um alvo, pegar ou chutar bola, pular, explorar o meio ambiente, pedalar, correr, saltar obstáculos ou degraus, subir escadas, mergulhar;

    • De 7 a 12 anos de idade: participar de esportes coletivos, natação, ginástica olímpica, dança, basquetebol, futebol, voleibol, entre outros (todos de caráter não-competitiva);

    • Acima dos 13 de idade: esportes competitivos.

    Dicas de brinquedos educativos voltados para o desenvolvimento motor

    Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos produtos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos educativos voltados para o desenvolvimento motor que você pode escolher:

    - Arco-Íris Pedagógico (Waldorf e Montessori): trata-se de um objeto pouco definido e não estruturado, manipulativo, que auxilia o desenvolvimento da criatividade e oferece possibilidades sensoriais à criança, com oportunidades de construção e desconstrução;

    - Sudoku Geométrico: Auxiliar na compreensão das formas geométricas e dos conceitos espaciais e apresentar conceitos matemáticos de igualdade e diferença, utilizando como base as formas geométricas e suas posições no tabuleiro;

    - Painel de Engrenagens: permite à criança o pensamento e a solução de problemas ao criar desafios de encaixe e de posição das peças ao longo do tabuleiro. Estimula a diferenciação de tamanhos, correlacionando as dimensões maior e menor das diferentes engrenagens. Favorece o impulso pelo conhecimento das áreas STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) por meio da interação de movimento, engenharia e tecnologia.

    👉 Conheça os Brinquedos Educativos da Madeira Maestra.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.