As Etapas do Desenvolvimento Infantil

O desenvolvimento infantil, lastreado nos aspectos afetivos, sociais e físicos da criança, ocorrido nos primeiros anos de vida, impactará de forma direta a formação e o caráter do futuro adulto. Eis a necessidade de se investir na educação e desenvolvimento das crianças desde a tenra idade.

A depender das condições biológicas, familiares e sociais em que se insere a criança, sua trajetória de crescimento poderá ser maximizada ou não. Para preparar esse caminho de forma mais assertiva possível para o sucesso da criança, precisamos entender que:

  • O desenvolvimento infantil não ocorre de forma linear, ele é gradual e passa por períodos que se sucedem e se sobrepõem;

  • O crescimento da criança é único e individual, e ocorre através de avanços e retrocessos, que moldam o conhecimento no indivíduo;

  • A personalidade da criança na primeira infância é volátil, e possui aspecto próprio de se manifestar em cada faixa etária.

O desenvolvimento infantil

    A importância do desenvolvimento infantil

    Os anos iniciais da criança são responsáveis por estabelecer as bases para o desenvolvimento futuro. Quando o aprendizado, em geral lúdico, já inicia na primeira infância cria-se uma maior facilidade para que o aprendizado formal seja bem recebido na fase de latência (após os 6 anos de idade). Isto viabiliza que os sucessos na retenção do conhecimento sejam maiores do que os eventuais fracassos.

    Todo ensino, ainda que informal, ocorrido na primeira infância, terá efeitos duradouros sobre a aprendizagem e a motivação da criança. É nesta fase que o cérebro humano estabelece a arquitetura básica para sustentar um crescimento intelectual robusto.

    Entendendo as 4 fases da infância

    Para que tenhamos um melhor preparo na definição da estratégia de desenvolvimento infantil necessitamos conhecer as fases da infância pelas quais a criança irá passar, e assim estabelecermos as formas de estímulo mais adequadas para cada habilidade a ser praticada.

    As fases da infância são divididas em quatro, classificadas pela faixa etária e de acordo com as atitudes e ações que a criança apresenta.

    Primeira infância

    O período compreende os cinco primeiros anos de idade, fase em que as descobertas do mundo externo são essenciais para a integração com a realidade e a criação de laços afetivos familiares (pais, irmãos, avós). Nesta etapa a criança irá desenvolver habilidades básicas para o dia a dia, como andar, falar e se expressar.

    Fase pré-escolar

    Trata-se do intervalo entre os cinco e seis anos de idade, momento no qual a criança começa a ter maior contato com adultos e outras crianças fora de seu núcleo familiar. As suas habilidades motoras estão se aperfeiçoando, ela está aprendendo a escrever e a refinar seus traços de desenho.

    Período de latência

    Depois de completar seis anos de idade a criança alcança a segunda infância, período na qual ela está aprendendo a conviver com as suas frustrações. É também a fase em que se iniciam os primeiros conflitos entre os filhos e os pais.

    Estágio da puberdade

    A partir dos dez anos de idade, e até que se complete dezoito anos, a criança passa pelo período da puberdade e adolescência. Ainda se tem resquícios de conflitos afetivos, porém devido à explosão de hormônios os conflitos maiores tendem a ser relacionados com questões amorosas, enquanto os aspectos intelectuais e sociais se fortalecem.

    A concretização do amadurecimento sócio emocional é a última etapa dentro do desenvolvimento, que marca o fim deste ciclo, e o comportamento infantil é abandonado em detrimento de decisões importantes que surgem na vida.

    Desenvolvimento infantil

    As fases do desenvolvimento infantil

    Entremeadas durante as três primeiras fases da infância (primeira infância, fase pré-escolar e período de latência) temos as fases de desenvolvimento infantil.

    Quando tratamos das fases do desenvolvimento infantil não realizamos restrições ou classificações por faixa etária, e sim pelas mudanças que ocorrem, em especial, nas conexões cerebrais das crianças. Estas fases, listadas abaixo, intermeiam as fases da infância, pois podem ocorrer em idades diferentes de acordo com cada criança.

    Fase sensório-motora

    É a primeira etapa do desenvolvimento, que compreende o momento em que o bebê realiza o reconhecimento de si enquanto ser que pensa, sente e faz. A criança adquire consciência do seu corpo como um todo, dos seus movimentos e de sua interação com o mundo.

    Fase pré-operatória

    Trata-se do período do desenvolvimento criativo, uma fase marcante percebida pelas intervenções de brincadeiras, pelo gosto pelo “faz de conta” e pelo aumento da efetividade da comunicação da criança, que se torna mais clara e direta.

    Fase operatória concreta

    Quando a comunicação já é eficaz se inicia o período no qual o raciocínio começa a ficar mais ágil e coerente. É nesta fase que são introduzidos os conceitos de maior complexidade na aprendizagem escolar, o que tende a intensificar a aquisição de conhecimento.

    Fase operatória formal

    Diretamente relacionada com a etapa da puberdade, a fase operatória formal compreende o momento no qual a criança aperfeiçoa seus conceitos de interação social, e possui facilidade em assimilar concepções mais abstratas. O senso de empatia e de justiça são consolidados nessa etapa.

    O que são marcos do desenvolvimento infantil? Quais são os mais importantes?

    Após conhecer as fases da infância e entender as fases do desenvolvimento infantil nos resta reconhecer quais são os sinais, os marcos, que podemos identificar na criança para melhor compreender e auxiliar o seu desenvolvimento.

    Os marcos do desenvolvimento são etapas que manifestam habilidades sociais, emocionais, linguísticas, cognitivas e físicas. Eles ocorrem costumeiramente em diversas faixas etárias da criança, cada vez aguçando mais e mais a habilidade em questão, ou seja, o aprendizado é constante e não pontual.

    Desenvolvimento infantil

    Relacionamos abaixo alguns destes marcos, poucos deles, apenas para ilustrar como normalmente ocorrem durante a primeira infância:

    • 2 meses: o bebê reage a sons mais altos, começa a sorrir e leva as mãos à boca;

    • 4 meses: o bebê sorri espontaneamente para as pessoas, alcança brinquedos com as mãos e mantém a cabeça firme, sem suporte;

    • 6 meses: o bebê já rola em duas direções, reconhece familiares e começa a se sentar sem apoio;

    • 9 meses: o bebê começa a demonstrar medo de estranhos, ele já entende o “não”, balbucia palavras como “mama” e “papa” e senta-se sem suporte;

    • 12 meses: a criança chora com a ausência dos familiares, responde a comandos simples de voz, imita gestos e já consegue dar alguns passos sem apoio;

    • 18 meses: a criança já fala palavras simples, sabe para que servem os objetos mais comuns, aponta para partes do corpo e anda sozinho;

    • 24 meses: a criança gosta de brincar com outras crianças, conhece o nome dos familiares e de alguns objetos, reconhece formas e cores e começa a correr;

    • 25 a 30 meses: a criança já pula com os dois pés, interage ativamente com outras crianças, faz rabiscos espontaneamente no papel e aprende a brincar de faz de conta;

    • 31 a 36 meses: a criança sobe e desce escadas sem ajuda, já elabora frases completas, consegue vestir sozinha algumas peças de roupa, consegue desenhar linhas verticais e passa a usar uma mão com mais frequência que a outra;

    • 37 a 42 meses: a criança passa a compreender conceitos como “igual” e “diferente”, comunica-se com clareza, mantem-se em apenas um pé por algum tempo, consegue chutar uma bola com facilidade e reconhece letras e números;

    • 43 a 48 meses: a criança já consegue pular em um pé só, desenha formas geométricas, copia letras maiúsculas e numerais, conta histórias e sua fala é totalmente inteligível.

    Dicas de brinquedos que ajudam no desenvolvimento infantil

    Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos educativos que você pode escolher:

    - Painel Psicomotor: auxiliar na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto. Estimula aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação;

    - Cenários para Storytelling: desempenham um papel importante no dia a dia do aprendizado, pois constituem uma forma divertida de ensinar e transmitir o conhecimento. Aprender por meio de narrativas torna-se mais simples e acessível à criança, enquanto ajuda na fixação do conteúdo e estimula a experimentação, a resolução de problemas e a criatividade;

    - Arco-Íris Pedagógico (Waldorf e Montessori): trata-se de um objeto pouco definido e não estruturado, manipulativo, que auxilia o desenvolvimento da criatividade e oferece possibilidades sensoriais à criança, com oportunidades de construção e desconstrução;

    - Kit Letra Cursiva (Maiúscula e Minúscula): um kit de letras cursivas que engloba as letras maiúsculas e minúsculas, ideal para a criança que já reconhece as letras bastão e está iniciando a escrita cursiva.

    👉 Conheça os Brinquedos Educativos da Madeira Maestra.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.