Brinquedos de Encaixe na Educação Infantil

Montar, desmontar, encaixar e empilhar. Os brinquedos de encaixe permitem que a criança desenvolva suas habilidades psicomotoras, além de suas percepções de forma, espaço e cor. Eles normalmente são indicados para as crianças com idades entre 1 e 4 anos.

São inúmeras as possibilidades de desenvolvimento que as crianças adquirem ao interagir com brinquedos de encaixe. Some-se a isto as habilidades de coordenação motora, paciência, noção espacial, percepção visual, trabalho em equipe e raciocínio lógico.

Qual o objetivo dos brinquedos de encaixe?

Na educação infantil os brinquedos de encaixe são utilizados para o desenvolver a coordenação e a motricidade fina, assim como a coordenação olho-mão das crianças. Por meio dos jogos de encaixe, as crianças adquirem maior destreza com as mãos, e começam a entender melhor as noções de espacialidade.

Crianças brincando com brinquedo de encaixe

Os brinquedos de encaixe possibilitam à criança a realização de tarefas ou atividades com a finalidade de obter um divertimento, enquanto que ao mesmo tempo, inconscientemente, os pequenos são instigados a desenvolver algum campo de conhecimento. Desta forma, são inúmeras as vantagens que estes tipos de brinquedos trazem para o aprimoramento físico e emocional na primeira infância.

Por serem brinquedos considerados mais simples em seu design, eles costumam utilizar formas geométrica básicas, com variações de tamanho e cor. Tal variação, em um primeiro momento, tende a ser considerada muito simplória, entretanto é esta simplicidade de design que faz com que as peças de um brinquedo de encaixe auxiliem a criança na compreensão de conceitos de espaço, de tamanho e de posição (alto e baixo, estreito ou largo, comprido ou cureto).

Como brincar com peças de encaixe?

Os brinquedos de encaixe possibilitam à criança uma enorme variedade de manipulação. Seus formatos e objetivos são variados, e por tal proporcionam maneiras diferentes de interação.

Muitas vezes as peças do jogo permitem à criança trabalhar com outros aspectos que não apenas o encaixe. O empilhamento das peças, a comparação de cores e formatos, o posicionamento espacial e relativo entre os elementos, são atividades que irão auxiliar no desenvolvimento motor da criança.

Seja passando objetos por buracos, ou encaixando os mesmos em superfícies pré-definidas, o importante na primeira infância é que ocorra a participação dos pais durante a brincadeira.

Qual a importância dos jogos de encaixe na educação infantil?

A utilização dos jogos de encaixe no dia a dia da criança fará com que sejam estimuladas aptidões importantes para o seu desenvolvimento, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação.

Com as diferentes variações dos brinquedos de encaixar e montar os pequenos conseguem reinventar o seu mundo imaginário, desenvolvem brincadeiras que exploram o irreal, e tudo isso utilizando apenas os recursos simples que possuem à sua disposição. Os brinquedos de encaixar e montar servem para a ampliar associação de formas, aguçar a percepção por meio dos sentidos, auxiliar na concentração e coordenação motora, além de proporcionar o aprendizado dos nomes dos objetos e elementos do ambiente, assim como instigar a compreensão de como o mundo funciona.

Criança brincando com brinquedo educativo de encaixe

O emprego constante deste tipo de jogo irá permitir que a criança aumente sua autoestima e sua confiança. Isto ocorre porque os jogos de encaixe demandam a realização de objetivos, ainda que simples, ao serem jogados. No momento em que consegue realizar os objetivos do jogo a criança recebe a valorização pela conquista, ela se sente orgulhosa e aumenta assim a sua motivação para continuar jogando e se superando.

Indicações pedagógicas dos jogos de encaixe

  • Desenvolver a coordenação e a motricidade fina, assim como a coordenação olho-mão. Por meio dos jogos de encaixe, as crianças adquirem maior destreza com as mãos;

  • Auxiliar na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto;

  • Estimular aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação;

  • Colaborar com o aumento da autoestima e da confiança das crianças. Ao realizar objetivos e receber a valorização do esforço por parte dos pais as crianças se sentem orgulhosas e motivadas para sempre tentar se superar.

Dicas de brinquedos de encaixe para as crianças

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos que você pode escolher:

- Miniatura de Encaixe (Animais): são brinquedos em formato lúdico que proporcionam à criança trabalhar as noções de tamanho e comparação de cores;

- Encaixe de Formas Geométricas: tem por objetivo desenvolver a coordenação e a motricidade fina, assim como a coordenação olho-mão. Auxilia também na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto;

- Puzzle Baby (Animais): possuem temas lúdicos, coloridos, que estimular aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação;

- Animais de Encaixe - Altalena (Enzo Mari): um pouco mais avançado que os exemplos anteriores, este brinquedo possui design inspirado em obra de Enzo Mari. Trata-se de um tabuleiro com 16 animais que são encaixáveis entre si, e que possui o objetivo de estimular a coordenação motora fina, a concentração, a memória e o desenvolvimento da linguagem.

👉 Conheça os Brinquedos de Encaixe da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.