Brinquedos Lúdicos na Primeira Infância

O lúdico, enquanto metodologia pedagógica, é uma forma de ensino que busca repassar o conhecimento brincando, sem cobranças, significando e qualificando a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras, utilizados de forma lúdica na educação infantil, favorecem o desenvolvimento físico, mental e intelectual das crianças.

A ludicidade é considerada, no meio educacional, como sendo um meio de comunicação, que por conseguinte estimula a criatividade, a expressão e a espontaneidade, enquanto exercita a imaginação e auxilia na aprendizagem. Este meio de comunicação é dominado pela criança, que o exerce em função de sua própria iniciativa.

O que é um brinquedo lúdico?

Os brinquedos lúdicos são aqueles que permitem, no decorrer da brincadeira, uma situação educativa e interativa, isto é, no momento que se está desenvolvendo o ato de brincar, também se está adquirindo aprendizado. São atividades que desenvolvem também a cooperação e que estimular a interação em grupo.

A literatura divide os brinquedos lúdicos em faixa etária, sendo:

  • Primeira etapa: focado nas crianças de até 2 anos de idade são atividades que trabalham estímulos sensórios-motores, onde as brincadeiras são realizadas e repetidas por puro prazer;

  • Segunda etapa: para as crianças entre 2 e 7 anos de idade, onde ainda não está presente o exercício mental da brincadeira, mas sim a representação do ocorrido, da criação do imaginário;

  • Terceira etapa: quando as crianças maiores de 7 anos de idade já buscam, e gostam, de brincadeiras com regras estabelecidas, onde importa a coletividades e a cooperação entre as crianças.

Qual o objetivo de trabalhar o lúdico?

Através da atividade lúdica é possível estabelecer um ensino de aprendizagem cooperativa e de interação, onde a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando. Isto possibilitará à criança uma socialização que permitirá uma vida em sociedade com excelência e plenitude.

Crianças com brinquedos lúdicos

Os objetivos do lúdico podem ser elencados em diversas situações de desenvolvimento:

  • Possibilitar a formação do autoconhecimento na criança;

  • Ampliar o desenvolvimento afetivo enquanto convive socialmente com outras crianças;

  • Auxiliar a criança a formar conceitos, relacionar ideias, estabelecer relações lógicas e desenvolver suas habilidades sociais;

  • Exercitar a expressão oral e corporal da criança, atuando também nas relações de humor e de afeto.

Quais recursos estimulam o lúdico?

Os recursos lúdicos e pedagógicos são aqueles que contribuem, de forma significativa, para o processo de ensino e aprendizagem da criança, onde se mescla a circunstância de diversão com a oportunidade de ensino, pedagógica. Especificamente falando são jogos, brinquedos e materiais que irão proporcionar à criança a retenção de conhecimento de forma divertida e agradável.

Os materiais voltados à educação lúdica favorecem a interação entre as pessoas, o que melhora por fim o ambiente de aprendizado. As relações sociais derivadas de um ambiente lúdico contribuem para que o conhecimento não seja adquirido apenas por um empenho estritamente pessoal, e sim através da comunhão das informações compartilhadas por todos. Sendo assim, toda interação social integrada em um contexto voltado para o aprendizado poderia ser utilizada de forma a auxiliar na aquisição de conhecimento.

Um meio onde o lúdico prevalece tem a capacidade de estimular na criança a criatividade, a curiosidade e a observação, o que por fim favorece o seu desenvolvimento pela experimentação. De forma natural a ludicidade reforça a alegria da criança em participar da brincadeira, lhe dá confiança e proporciona a satisfação e o orgulho.

O lúdico na educação infantil

Criança com brinquedo lúdico

As atividades lúdicas são extremamente importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na educação infantil, pois contribuem para o desenvolvimento pessoal e social de forma significativa e prazerosa.

Na educação infantil o processo de ensino é, muitas vezes, mais importante que o fim. É através de um processo bem robusto que a criança conseguirá desenvolver a sua coordenação motora, a imaginação, a socialização e consequentemente favorecer a aprendizagem.

De certa forma o lúdico e a educação infantil se completam, ao ponto em que o ato de brincar está diretamente relacionado com a criança e seu crescimento cognitivo e social. O conhecimento adquirido de forma lúdica obtém um aspecto mais significativo e afetivo na ampliação da inteligência da criança, pois não á puramente um transmissor saber e sim um transformador da consciência.

Repassar o conhecimento através da brincadeira demonstra ter resultados mais positivos, pois a criança está mais suscetível a receber a informação durante a brincadeira, foras das regras e padrões, favorecendo a retenção do aprendizado. Isto possibilita um enriquecimento permanente de conteúdo e um crescimento sadio.

Por fim, é uma tática de ensino onde a criança aprende de forma menos rígida, com tranquilidade e prazer, estimulando o progresso do ensino, com foco em suas habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas.

Benefícios do lúdico na aprendizagem

Os brinquedos lúdicos auxiliam a criança na descoberta de um novo mundo. Ao brincar de “faz de conta”, seja simulando situações do cotidiano (como um chá para as bonecas), ou criando um mundo de super-heróis, a diversão acontece, sempre apoiada em uma base de imaginação e criatividade.

Através do papel significativo que as brincadeiras possuem as crianças aprimoram suas habilidades sociais e entram em contato com situações e regramentos que serão importantes para o seu crescimento.

Podemos elencar alguns benefícios da utilização do lúdico na aprendizagem:

  • Auxiliar o desenvolvimento da fala e da linguagem: durante as brincadeiras a criança recebe o estímulo para participar da ação, com sons e barulhos, interagindo com a situação e assim experimentando uma situação de confiança para se comunicar com os demais;

  • Desenvolvimento social: através das brincadeiras lúdicas surgem situações em que a criança terá de tomar decisões, negociar com outras crianças, identificar oportunidades, o que lhe ajudará no convívio em sociedade;

  • Fortalecimento os laços de amizade: as brincadeiras em grupo têm o poder de potencializar o afeto e aproximar aqueles que partilham os momentos de alegria em conjunto;

  • Equilibrar o comportamento: o ato de brincar, de conquistar objetivos, e de ser valorizado pela conquista, tende a desencadear cognições que auxiliam na concentração, no foco e inclusive ensinam a criança a lidar com situações novas ou mesmo que fogem aos padrões já conhecidos.

A importância do lúdico está em sua contribuição significativa para o crescimento do ser humano, enquanto auxilia na aprendizagem, nos relacionamentos sociais, pessoais e culturais, facilita o processo de socialização, de comunicação e de construção do pensamento próprio.

Dicas de brinquedos lúdicos

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos lúdicos que você pode escolher:

- Cenários para Storytelling: desempenham um papel importante no dia a dia do aprendizado, pois constituem uma forma divertida de ensinar e transmitir o conhecimento. Aprender por meio de narrativas torna-se mais simples e acessível à criança, enquanto ajuda na fixação do conteúdo e estimula a experimentação, a resolução de problemas e a criatividade;

- Os Castellers: estimulam o raciocínio lógico e o desenvolvimento da inteligência emocional. Ao equilibrar os bonecos e ajustar a melhor posição de cada um a fim de montar a torre, as peças permitem uma analogia entre a experiência sensorial e os papéis de cada membro no grupo;

- Animais de Encaixe – Altalena (Enzo Mari): promove a criatividade, estimula o exercício da fala e o desenvolvimento da linguagem, através do reconhecimento das formas dos animais, sons dos nomes dos animais e os sons que os animais podem produzir, conexões que apoiam o desenvolvimento da consciência fonológica essencial para o desenvolvimento da linguagem e futura alfabetização.

👉 Conheça os Brinquedos Lúdicos da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.