Dinossauros do Brasil

Você sabia que os dinossauros habitaram o nosso país?

E sabia que os cientistas descobriram que algumas espécies, inclusive, são originárias de nosso país?

Estamos tão acostumados com a ideia de que os dinossauros são originários de terras longínquas que nos esquecemos de olhar para a história do local onde vivemos. É surpreendente saber que aqui, pertinho de onde moramos hoje, já viveram mais de 24 tipos de dinossauros. Deixe de lado os famosos Tiranossauro Rex, Velociraptor e Braquiossauro, e venha conhecer um pouco dos Dinossauros Brasileiros.

Amazonsaurus maranhensis

A espécie foi descoberta em 1991 no estado do Maranhão, na localidade de Itapecuru-Mirim, quando foram encontrados mais de 100 fragmentos do que seriam espinhos dorsais. É considerado o primeiro dinossauro identificado na região da Amazônia Legal, fato que lhe dá o nome. Ele habitou esta região há aproximadamente 110 milhões de anos, no período Cretáceo Inferior.

Família: Rebbachisauridae

Dieta: Herbívoro

Locomoção: Quadrúpede

Peso: 5.000kg

Comprimento: 10m

Altura: 3m

Período: Cretáceo Inferior 

Amazonsaurus maranhensis

Amazonsaurus maranhensis (© public domain)

Irritator challengeri

Um dinossauro com focinho longo, com narinas bem a frente dos olhos, possuía uma crista na frente da cabeça e suas patas posteriores eram bem desenvolvidas. Habitou a região da Chapada do Araripe, no estado do Ceará, há aproximadamente 110 milhões de anos, e foi descoberto no ano de 1996.

Uma das histórias sobre a etimologia de seu nome conta que o "irritator" é derivado de uma irritação, sim, uma irritação dos cientistas envolvidos na descoberta. Enquanto algumas fontes indicam que essa irritação se deveu ao fato de o esqueleto descoberto ter sido roubado e posteriormente ter de ser totalmente remontado, outras fontes indicam que a irritação dos cientistas era em função de saber que o focinho havia sido alongado artificialmente.

Família: Spinosauridae

Dieta: Piscívoro

Locomoção: Bípede

Peso: 1.000kg

Comprimento: 7,5m

Altura: não determinado

Período: Cretáceo Inferior

Irritator challengeri

Irritator challengeri (©Fred Wierum - CC BY 3.0)

Vespersaurus paranaensis

Considerado o primeiro dinossauro descoberto no estado do Paraná, foi encontrado no Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, município de Cruzeiro do Oeste. Estima-se que habitou todo o sul do Brasil há aproximadamente 90 milhões de anos, em habitats desérticos, e era predador de pequenos animais.

Família: Noasauridae

Dieta: Carnívoro

Locomoção: Bípede

Peso: não determinado

Comprimento: 1,6m

Altura: 0,80m

Período: Cretáceo Superior

Vespersaurus paranaensis

Vespersaurus paranaensis (©Ildarotyrannus - CC BY 4.0)

👉 Conheça a coleção Dinossauros da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.