O Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático na Educação Infantil

Os jogos de tabuleiro são jogos que utilizam superfícies, normalmente planas, pré-determinadas, com marcações de acordo com as regras de cada jogo. Desenvolvidos para serem jogados por um ou mais participantes, os jogos de tabuleiro podem demandar estratégia, sorte, conhecimento ou memória para o desenrolar do jogo. Suas regras são sempre pré-definidas e seus objetivos finais tendem a ser simples.

A variedade de jogos de tabuleiro existentes está correlacionada à cultura e origem dos mesmos. Estima-se que os primeiros modelos de jogos de tabuleiro surgiram há aproximadamente 5.000 anos, nas civilizações egípcias e mesopotâmicas, e regularmente possuíam representações de exércitos em batalha.

Criança brincando com jogo de tabuleiro

A popularização dos jogos de tabuleiro ocorreu nas civilizações gregas e romanas, e sua difusão pela Europa se deve em parte pela amplitude do próprio Império Romano. Cabe-se ressaltar que naquela época apenas pessoas ricas tinham condições de encomendar a artistas a confecção dos tabuleiros necessários ao jogo.

Quais são os jogos de tabuleiro para a primeira infância?

Não existe uma classificação bem definida quanto aos modelos de jogos de tabuleiro. Entretanto tem-se uma classificação quanto ao objetivo que cada jogo propõe, sendo:

  • Jogos Sensoriais: buscam desenvolver os sentidos sensoriais da criança (olfato, audição, tato, visão, paladar;

  • Jogos Psíquicos: auxiliam no desenvolvimento mental e psíquico;

  • Jogos Motores: aguçam a ação da coordenação motora;

  • Jogos Afetivos: focam no desenvolvimento dos sentimentos, no comportamento da criança;

  • Jogos Intelectuais: são jogos que ajudam no crescimento das capacidades de pensamento e raciocínio.

Criança brincando com jogo de tabuleiro

Quais são as aprendizagens que os jogos de tabuleiro podem oferecer para as crianças?

Os jogos de tabuleiro estimulam e desenvolvem habilidades essenciais para a criança, como comunicação verbal, o raciocínio lógico, a atenção, a concentração e a interação social. Eles ajudam também no fortalecimento da paciência e do respeito, características necessárias para o desenrolar da atividade.

Os benefícios dos jogos de tabuleiro para as crianças, conforme suas faixas etárias, são:

  • Primeira Infância (de 0 a 6 anos de idade): os jogos servem de ferramentas para a transmissão dos conceitos básicos de comportamento e convivência, como a paciência, a partilha, bem como o conceito de vitória e derrota. Eles também ajudam no entendimento do conceito de limite: assim como na vida, o jogo possui regras que devem ser respeitadas.

  • Segunda Infância (dos 6 aos 10 anos de idade): os jogos de tabuleiro ajudam a estimular os conceitos da alfabetização básica e do raciocínio lógico e numérico. As crianças exercitam esses conceitos de uma forma lúdica e divertida, absorvendo conhecimentos que ajudarão no seu crescimento pessoal.

  • Adolescência (dos 10 aos 18 anos de idade): o jogo de tabuleiro para a funcionar como instrumento de convívio e interação social. As interações sociais e as regras de convivência, presentes nos jogos, e no dia a dia, ajudam no amadurecimento dessas habilidades nos jovens.

Jogo de Tabuleiro Madeira Maestra

Considerando os benefícios acima destacados, para cada faixa etária da criança, e os aspectos específicos de vivência, experimentação, criatividade e raciocínio lógico, os jogos de tabuleiro são celebrados como importante método de aprendizagem.

  • Os jogos de tabuleiro exercitam nosso cérebro. Assim como nossos músculos necessitam de exercícios, nosso cérebro também necessita de estímulos, e os jogos de tabuleiro atendem esse requisito por trabalharem situações de concentração, memória e raciocínio.

  • A mistura de formas de jogo possíveis em um jogo de tabuleiro, como a lógica, matemática e estratégia, estimulam nas crianças o desenvolvimento cognitivo. Socialmente o jogo combate o isolamento, auxilia no fortalecimento dos laços de amizade e intensifica o entendimento das regras de convívio.

  • Ganhar e perder faz parte da vida, e os jogos de tabuleiro possuem importante papel no entendimento de que devemos sempre buscar atingir os nossos objetivos, mas que nem sempre é possível vencer. Aprender esta lição de forma lúdica faz com que as crianças desenvolvam sua autoconfiança de maneira saudável.

  • A percepção visual e o uso frequente das mãos são características necessárias a quase todos os jogos de tabuleiro, o que estimula diretamente a coordenação motora da criança. Analisar as situações do jogo, refletir as possibilidades, definir a tomada de decisão, são capacidades adquiridas ao se jogar e que acompanharão a criança por toda a vida.

Jogos de tabuleiro para crianças e a família, como escolher?

As possibilidades e variações dos modelos de jogos de tabuleiro são enormes e, por isso, a escolha do melhor exemplar tende a ser difícil. Ter atenção para alguns critérios pode ajudar na escolha do jogo mais adequado para cada situação.

  • Verifique a indicação etária indicada;

  • Considere o tempo médio de duração do jogo, para que a atividade seja agradável para todos;

  • Tenha em mente a complexidade do jogo, o que poderá impactar no tempo de jogo e na faixa etária indicada;

  • Pondere sempre a temática do jogo em relação à faixa etária das crianças envolvidas na brincadeira;

  • Avalie o gosto da criança ao escolher o jogo.

Muito além dos benefícios elencados os jogos de tabuleiro são garantia de diversão e de momentos de qualidade em família. Invista seu tempo, e de seus filhos nesta divertida atividade!

Dicas de jogos de tabuleiro para crianças

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de jogos de tabuleiro para crianças que você pode escolher:

- Jogo da Velha: Estimular conceitos espaciais básicos e a coordenação motora da criança, bem como exercitar o raciocínio lógico. Exercitar as habilidades de entendimento espacial e seus movimentos por meio da exploração de espaço;

- Sudoku Geométrico: Auxiliar na compreensão das formas geométricas e dos conceitos espaciais e apresentar conceitos matemáticos de igualdade e diferença, utilizando como base as formas geométricas e suas posições no tabuleiro;

- Tétris: Desenvolver a compreensão e exploração de semelhanças e generalizações, simetrias, perímetros e áreas. Estabelecer as relações de parte e todo a partir da composição e decomposição de figuras e de perímetro. Estimular os processos de classificação, ordenação e descoberta de padrões;

- Resta 1: Desenvolver o raciocínio lógico e auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, ampliando as habilidades de lógica, raciocínio matemático, atenção, concentração e antecipação;

- Tangram: Exercitar a resolução de problemas e desenvolver o raciocínio lógico e geométrico com habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras. Estimular a criatividade ao possibilitar a montagem de diferentes figuras com as peças do jogo, sendo que algumas dessas figuras podem ser montadas de maneiras distintas;

- Jogos Puzzle: Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e o planejamento de ações. Aprimorar a percepção espacial e os conhecimentos de geometria e de modelos repetitivos intercalados, assim como os processos de classificação, ordenação e descoberta de padrões.

👉 Conheça os Jogos de Tabuleiro da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.