Los Castellers de Cataluña

Castells é uma prática cultural tradicional da Catalunha, Espanha, que consiste em fazer construções humanas que se assemelham a castelos (em catalão, castells). Castellers, por sua vez, é o nome que se dá aos seus executantes e, embora não haja uma tradução para português desta palavra, poderíamos traduzir como "castelheiros" ou tendo como significado "aqueles que fazem castelos humanos".

Os Castells provavelmente surgiram do antigo "Baile dos Valencianos", uma dança realizada em procissões religiosas, que terminava com o alçamento de construções humanas. Com o tempo as construções foram ganhando altura e importância, até chegar ao ponto de se independizar das procissões e do baile. O mais parecido a estes bailes é a Muixeranga de Algemesí, de Valência. No séc. XVIII a prática de alçar castells se popularizou na região sul da Catalunha, principalmente em Tarragona e Valls. O primeiro castelo documentado é um castelo de seis andares alçado em L'Arboç, no ano de 1770

Essa prática cultural é reconhecida pela UNESCO, desde o anos de 2010, com Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Los Castellers | 📷 Quim Perelló

Los Castellers | 📷 Quim Perelló

O brinquedo Castellers, da Madeira Maestra

Foi inspirado nesta representação cultural, que preza por união, força, equilíbrio, valor e bom senso, que criamos "Os Castellers". Um jogo que desafia o equilíbrio e estimula o raciocínio lógico.

Os Castellers, brinquedo de madeira | 📷 Carol Cruz

Ao equilibrar os bonecos e ajustar a melhor posição de cada um a fim de montar a torre, as peças permitem uma analogia entre a experiência sensorial e os papéis de cada membro no grupo, apoiando o desenvolvimento da inteligência emocional.

A criança ou adulto é levada a perceber e valorizar todos dentro do grande grupo, os que estão na base são tão importantes quanto os que estão no topo, estão desempenhando papéis diferentes, em posições diferentes e ainda assim unidos em um ideal.

A imaginação é fomentada pela cor natural do material que dá espaço para variadas criações artísticas que podem ser feitas com tinta, canetas Poska ou cola colorida. A roupa, os acessórios e expressões faciais podem ser desenhadas nos bonecos e os mesmos que podem também ser usados em jogos de faz de conta.

A coordenação motora fina, a habilidade de observar e as relações de causalidade são estimuladas ao empilhar e derrubar as peças repetidas vezes num exercício de observação, equilíbrio e meta cognição contínuos.

A fim de criar uma atividade ainda mais desafiadora é interessante ampliar o número de peças.

- Os Castellers: estimulam o raciocínio lógico e o desenvolvimento da inteligência emocional. Ao equilibrar os bonecos e ajustar a melhor posição de cada um a fim de montar a torre, as peças permitem uma analogia entre a experiência sensorial e os papéis de cada membro no grupo.

👉 Conheça os Brinquedos Educativos da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.