Mindfulness para Crianças

A dinâmica de nossas vidas, com tantas fontes de estímulo, está cada vez mais acelerada, e isto reflete-se também no dia a dia das crianças. Entretanto esta aceleração acaba trazendo danos para o psíquico das crianças, afetando seu desenvolvimento e crescimento humano, e em especial a atenção que elas direcionam para as tarefas diárias.

A busca por um equilíbrio psíquico, e um aumento de foco, pode ser alcançada através da técnica do mindfulness, onde a criança vai despertar em si uma consciência maior do momento atual, daquilo que está ao seu redor e, portanto, irá também ampliar a sua capacidade de concentração nas atividades a serem exercidas.

Atualmente a técnica do mindfulness tem sido utilizada largamente no ambiente escolar e familiar, trazendo benefícios a curto e longo prazo no desenvolvimento psíquico e educacional das crianças.

O que é mindfulness?

Mind: mente + fulness (full): cheio. É a “mente cheia”, repleta de atenção para o momento atual.

Estar plenamente consciente no momento presente, nas sensações e reações de nosso corpo à atividade que estamos realizando, isso é o mindfulness.

Especificamente a técnica de mindfulness é uma forma de treinamento focado na manutenção da atenção plena, e diferentemente do que muitos imaginam, ela não visa esvaziar a mente, mas sim direcionar os pensamentos para a atenção plena no presente, desapegando-se do passado e sem criar preocupações excessivas com o futuro.

Também conhecida com “atenção plena” no Brasil, esta prática almeja que o praticante esteja no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focando sua atenção em cada movimento, situação, respiração. Ao exercitar a atenção plena nós deixamos de lado as distrações, os pensamentos externos e os sentimentos anteriores, para intencionalmente sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente. Dessa forma, adquirimos a consciência de como nos movemos, como nos sentimos (tanto física como emocionalmente) e como respondemos ou reagimos diante de cada momento de nossa vida.

No mundo infantil é natural que a criança esteja, por exemplo, realizando uma atividade escolar sentada, mas pensando em ir brincar com os amigos. Essa distração acaba impossibilitando o foco na atividade que está sendo realizada, e por isso torna-se importante a prática do mindfulness, exercitando a atenção no momento, e não no passado e nos planos futuros.

Trata-se de um exercício intencional, no qual precisamos de dedicação para alcançar os resultados. São atitudes que podem ser treinadas em diversos momentos, desde os rituais mais comuns de nosso dia, como tomar banho, até em atividades específicas. O importante é que tenhamos a capacidade de prestar atenção, e viver, a todas as sensações que a tarefa nos proporciona, suas texturas, seus cheiros, e sentimentos.

Quais os benefícios do mindfulness para crianças?

A técnica do mindfulness trará benefícios para toda a vida da criança, em especial nas questões relacionadas ao lado emotivo e psíquico.

Favorece o equilíbrio emocional e o pensamento positivo

A prática do mindfulness irá auxiliar a criança a contrariar a perpetuação de pensamentos negativos e estados depressivos. Ela vai aprender a lidar com as emoções, mesmo que negativas, e saberá como e quando expressar sua raiva e frustração. A criança que utiliza o mindfulness consegue desenvolver suas angústias e frustrações de forma positiva, amadurecendo de forma plena para as dificuldades que acontecerão no decorrer de sua vida.

Reduz o stress e a ansiedade e favorece o relaxamento das crianças

Os processos afetivos e cognitivos que fundamentam problemas clínicos como stress e ansiedade podem ser amenizados, e até mesmo controlados, com a utilização do mindfulness. Com esta técnica a criança passa a ter um maior controle sobre o seu próprio tempo, e aprende a delimitar os momentos de relaxar e desfrutar do descanso. A partir daí ela influencia de forma positiva no seu sono, nos estudos, nas brincadeiras e nas demais atividades diárias.

Potencializa o foco, a memória e a aprendizagem

A assimilação do conhecimento é potencializada sempre que a criança está focada na atividade. Ao praticar a atenção plena a sua flexibilidade cognitiva também se amplia e o seu mecanismo de atenção torna-se mais assertivo. Dessa forma, exercitando o mindfulness a criança aprenderá técnicas que auxiliam na sua atenção, impactando positivamente na sua capacidade de memorização e paralelamente no seu desempenho escolar.

Fortalece as relações humanas e oportuniza uma vida mais saudável

Ter uma rotina onde a prática do mindfulness está presente irá aumentar na criança a sua conscientização interpessoal, auxiliando-a a lidar melhor com o stress e a se comunicar com seus pares. Ao mesmo tempo esta técnica auxilia na prevenção de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, que indiretamente são causadores de outras enfermidades como pressão arterial elevada, cefaleia, tensões musculares e problemas cardíacos.

Além disso, a criança se beneficia do relaxamento e do controle das emoções que o mindfulness proporciona, o que faz com que ela aprenda desde cedo a lidar com os sentimentos, sem se tornar prisioneira de suas frustrações e escolhas erradas.

Como praticar mindfulness com crianças?

As crianças aprendem com muita facilidade através do exemplo, e no mindfulness não seria diferente. Cabe aos pais serem o exemplo para a criança, praticando e incentivando os pequeninos a participarem dos exercícios desta técnica de meditação.

Ainda que sejam exercícios relativamente simples, o sucesso do mindfulness está alicerçado na dedicação e na disciplina com que realizamos a prática.

Comece pelo simples, pela rotina já existente

As atividades de consciência podem começar a partir das simples tarefas do dia a dia. Ao escovar os dentes, por exemplo, você pode motivar o seu filho a prestar atenção a todo o processo, sentir as partes da boca onde a escova está passando, prestar atenção aos aromas do creme dental, aos sabores que ficam na boca, como a água enxágua a espuma resultante da escovação, e até a textura da toalha enquanto seca o rosto e as mãos.

Os momentos de refeições também são importantes para praticar a atenção plena, onde podemos focar nos sabores, texturas e odores dos alimentos. Tal prática, inclusive, pode facilitar a introdução de novos alimentos na dieta da criança.

Realize exercícios de atenção

Ante de iniciar qualquer exercício de atenção tenha em mente que o ambiente irá impactar no desenvolvimento da atividade, desta forma prepare sempre o local para que a prática seja a mais positiva possível. O local deve ser calmo, mas por estarmos focados na criança, também deve ser lúdico e acolhedor.

Faça exercícios de respiração e de atenção, onde a criança deverá prestar atenção tanto na sua própria respiração, quanto em algum objeto que lhe seja agradável, como um brinquedo, um quadro, um objeto lúdico. Outra possibilidade é trabalhar com os sons do ambiente, fazendo com que a criança fique de olhos fechados, respirando com calma, e prestando atenção em todos os sons que estão presentes no ambiente da atividade.

Escute seu filho, com atenção

As crianças estão em pleno desenvolvimento de suas capacidades psicossociais e por isso possuem dificuldade em reconhecer suas emoções. É papel fundamental dos pais conversar com a criança e nomear as distintas emoções que elas exprimem, sempre explicando-as, para que assim a criança possa expressar de forma correta o que realmente está sentindo.

Ensine seus filhos que devemos aceitar as emoções, e compreendê-las. Alguns dias nos deixarão muito felizes, outros poderão nos abalar, mas é preciso que a criança aprenda a reconhecer os sentimentos resultantes de dias bons e ruins.

Esta relação entre pais e filhos tende a ampliar a confiança que a criança sente pelos pais, facilitando a convivência e ampliando o relacionamento entre ambos.

Pratique uma rotina de gratidão

Devemos ensinar as crianças a serem conscientes dos pequenos momentos pelos quais elas passaram durante o dia, e que lhes trouxeram alegria, como as refeições, os momentos em família, as brincadeiras com os amigos, ou qualquer outro acontecimento positivo do dia, mesmo que simples.

A intenção desta prática é que a criança aprenda a valorizar a coisas não materiais, para que ela amplie sua consciência para o equilíbrio e estabilidade nos momentos de condições mais difíceis, e até de restrições financeiras.

Converse com a criança sobre o seu dia

Como sabemos os estímulos tecnológicos estão cada vez mais frequentes em nossa sociedade, o que acaba por impactar negativamente na ansiedade e na qualidade do sono infantil. Para auxiliar no relaxamento pré-sono podemos praticar o mindfulness ao conversar com a criança sobre o seu dia, pedindo que ela descreve as atividades realizadas com detalhes. Esse exercício fará com que a atenção de criança fique focada no momento, desacelerando a mente a proporcionando um relaxamento adequado para o momento de dormir.

Exercícios de mindfulness para crianças

Ação

Peça para que a criança fique pulando por cerca de 1 minuto, para que sua aceleração cardíaca aumente.

Em seguida peça para que ela se sente, coloque a mão em seu coração e fecha os olhos.

De olhos fechados elas deverão prestar atenção aos seus batimentos cardíacos e à sua respiração, e tudo o mais que notarem em seus corpos.

Audição

Execute algum som que possua uma vibração prolongada, como tocar um sino, dedilhar cordas de um violão ou teclas de um piano, e solicite que a criança ouça e permaneça atenta até o final da vibração deste som.

Explique que ela deverá levantar a mão ao final da vibração do som, mas permanecendo em silêncio.

Depois disto peça para que a criança continue em silêncio ouvindo os demais sons que lhe rodeiam, sejam do ambiente em que estão ou de ambientes externos. Essa etapa pode durar entre 1 e 2 minutos.

Finalmente converse com ela e solicite que ela descreva os sons que ouviu com detalhe, e quais sentimentos estes sons despertaram nela.

Olfato

Com a criança em uma posição confortável dê a ela algum elemento perfumado, pode ser um ramo de flor, de lavanda, alguma especiaria, uma casca cítrica, e peça para que ela feche os olhos e respire o aroma que está sendo exalado.

Oriente a criança para que ela concentre toda a sua atenção apenas no cheiro que está sentindo.

Posteriormente converse com ela sobre as sensações que o aroma despertou.

Memória

Estimule seu filho a prestar atenção durante algum passeio, seja em um parque, caminhando na rua, no quintal de casa. Explique que ele deverá estar atento a tudo que estiver em seu caminho.

Após o passeio peça para que a criança recorde de 5 itens que ele tenha visto, e que as descreva com o máximo de detalhes possível.

Você pode motivá-la a perceber as qualidades dos itens recordados, seus tamanhos, formatos, dimensões.

Lembre-se que o mindfulness para crianças deve ser encarado sempre como uma atividade lúdica, com muita diversão e alegria. Inicialmente a criança terá restrições em participar, e até mesmo em ficar relaxada por alguns minutos. Repita sempre que possível, e dentro de uma rotina, os exercícios, até que a criança compreenda o quão divertido é a técnica da atenção plena.

E tenha em mente que os benefícios não são apenas para as crianças, mas também para os pais e toda a família. Desligar do mundo digital, mesmo que por alguns minutos, com foco no momento presente e na família, fortalecerá os laços afetivos entre pais e filhos!

Dicas de brinquedos de madeira que auxiliam na concentração

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos que auxiliam na concentração, e que você pode escolher para as suas crianças:

- Sequência Maestra: o jogo Sequência Maestra foi desenvolvido em dupla face, ou seja, com dois lados diferentes para jogar, sendo um com diferentes formas geométricas coloridas e outro com apenas círculos coloridos. Desta fora pode-se trabalhar as variações geométricas e as cores no desenvolvimento da criança.;

- Geoplano: o Geoplano é uma ferramente amplamente utilizada no ensino da geometria plana. Trata-se de um objeto formado por uma placa de madeira onde são inseridos pinos, também de madeira, pelos quais pode-se trabalhar com elementos elásticos para o desenho e entendimento das formas geométricas e suas relações;

- Tétris: especialmente projetado para estimular a coordenação motora fina, o entendimento das formas geométricas, a imaginação e a produção artística. Com cores naturais, cada peça é exclusiva e pode conter traços e significados únicos porque o material carrega a oportunidade de desenvolver a criatividade e o grafismo.

👉 Conheça os Brinquedos Educativos da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.