A Pedagogia Waldorf no Desenvolvimento Infantil

Rudolf Steiner, filósofo austríaco e fundador da antroposofia, preocupado com questões relacionadas aos processos e sistemas educativos, foi quem determinou as bases para a criação da Pedagogia Waldorf. Sua pedagogia busca a integração holística do desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico das crianças.

Steiner foi inspirado pela escolástica grega ao dividir a pedagogia Waldorf em setênios (períodos de 7 anos). Segundo a teoria dos setênios as mudanças biológicas e espirituais na vida das pessoas ocorrem em períodos de sete anos de vida.

O nome “Waldorf” surgiu devido à primeira escola a implantar esse método, escola esta que foi criada em 1919 na Alemanha pós-guerra junto a um dos prédios de uma fábrica cujo nome era Waldorf-Astória. Com o tempo a escola mudou de local, mas o nome foi mantido, e a pedagogia recebeu tal denominação.

Como funciona o método Waldorf?

A antropologia é o fundamento principal da pedagogia Waldorf, que enxerga o homem como um conjunto que abrange três dimensões: física, anímico e espiritual. Suas práticas educacionais fundamentam-se no desenvolvimento do aluno de maneira que se busque a harmonia destas três dimensões, de forma integral, relacionando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.

Criança brincando ao ar livre

Seu objetivo é solidificar uma base emocional forte, que será útil e necessária para o desenvolvimento intelectual, atendendo-se assim às necessidades atuais e futuras da criança.

O método Waldorf reflete uma educação humanizada, que possui o propósito de fazer com que a criança se sinta acolhida, independentemente de seu grau de aprendizado. Existe uma preocupação para que a criança siga o seu próprio ritmo na sua educação, favorecendo sua inteligência emocional. Cada criança é considerada única, tem o seu tempo de desenvolvimento, seus talentos e capacidades respeitados.

Os ciclos de aprendizagem são divididos em períodos de sete anos, os setênios:

  • De 0 a 7 anos: maturidade escolar;

  • De 7 a 14 anos: maturidade sexual;

  • De 14 a 21 anos: maturidade social.

Na educação infantil, primeiro setênio, busca-se estimular a criatividade por meio do livre brincar, favorecendo o pensamento crítico. A arte desempenha um papel fundamental dentro deste primeiro período da pedagogia ao ponto que auxilia a criança na expressão de suas emoções, na criação de uma sensibilidade criativa e na melhoria de seu desenvolvimento motor.

Criança brincando ao ar livre

De modo geral as práticas e ferramentas de ensino são adaptadas para cada período de aprendizagem, entretanto seus princípios são comuns:

  • Desenvolvimento integral;

  • Educação para o futuro;

  • Cooperação;

  • Respeito mútuo;

  • Integração com a natureza.

Brinquedos utilizados na metodologia Waldorf

A pedagogia Waldorf objetiva um crescimento educacional integral, onde a criança desenvolve as suas habilidades no intuito de se transformar em um cidadão que respeita o mundo em que vive e seus pares. Os brinquedos educativos são elementos importantes que auxiliam neste processo.

Os chamados “brinquedos Waldorf” são aqueles que permitem o desenvolvimento dos três fundamentos do método: físico, anímico e espiritual. Neste contexto, e focado no primeiro setênio, busca-se trabalhar com brinquedos que auxiliam a coordenação motora, que estimulam a imaginação e que desenvolvem o foco e a atenção. No geral são objetos mais simples, sem excesso de informação, são duráveis e sustentáveis, e seu foco está na finalidade (educacional) e não no meio (brinquedo em si).

Criança com brinquedo montessori

Nesta linha existem diversos brinquedos que são utilizados no método Waldorf:

  • Brinquedos naturais: são os brinquedos não estruturados encontrados na natureza, como areia, água, pedra, semente e terra. Seu potencial está na possibilidade de exercitar a criatividade e a imaginação;

  • Brinquedos encontrados em casa: são os materiais do dia a dia, encontrados em casa, que a criança ressignifica, como caixas, panos, latas, panelas. Novamente a imaginação e a criatividade são reforçadas com este tipo de brinquedo;

  • Brinquedos produzidos pelas famílias: como buscamos uma maior sustentabilidade e durabilidade, os brinquedos feitos em casa são uma excelente opção. Pipas, fantasias, máscaras, jogos diversos, são exemplos possíveis, e servem para integrar a família em torno da brincadeira;

  • Brinquedos duráveis: o método Waldorf avalia que os brinquedos devem ser valiosos para a criança ao longo do tempo, neste sentido brinquedos de madeira são excelentes para criar um vínculo duradouro com a criança. O sentimento de afeto e de cuidado é reforçado com esse tipo de peça.

Quais os benefícios da pedagogia Waldorf?

Colocando em prática os três fundamentos da pedagogia Waldorf, inspirado na unicidade da criança e respeitando o seu tempo de aprendizado, o método traz alguns benefícios para o processo de educação:

  • Foco na formação do ser: a criança aprende a ter força e critério para ter uma vida de autonomia. Ela reforça valores como cooperação e respeito, e tendo seu ritmo respeitado ela se sente segura para aflorar suas virtudes;

  • Relação com a natureza: nas escolas que aplicam o método Waldorf são rotineiras atividades integradas à natureza, reforçando a necessidade de preservação e cuidado dos ambientes naturais;

  • Leitura e ludicidade: a pedagogia Waldorf adota a prática de que através de histórias e contos infantis a criança expande a sua curiosidade e imaginação, sendo indicado a leitura diária de livros para a criança;

  • Personalização do ensino: como o foco do método é a unicidade da criança, a forma de ensino também é única e personalizada. Os estudos são definidos em função dos interesses da criança, que possui participação ativa na escolha da forma como o ensino será direcionado.

Dicas de brinquedos Waldorf

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos Waldorf que você pode escolher:

- Painel Psicomotor: auxiliar na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto. Estimula aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação;

- Sequência Maestra: Desenvolve a coordenação e a motricidade fina, assim como a coordenação olho-mão. Colabora com o aumento da autoestima e da confiança das crianças. Ao realizar objetivos e receber a valorização do esforço por parte dos pais as crianças se sentem orgulhosas e motivadas para sempre tentar se superar;

- Painel de Engrenagens: permite à criança o pensamento e a solução de problemas ao criar desafios de encaixe e de posição das peças ao longo do tabuleiro. Estimula a diferenciação de tamanhos, correlacionando as dimensões maior e menor das diferentes engrenagens. Favorece o impulso pelo conhecimento das áreas STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) por meio da interação de movimento, engenharia e tecnologia;

- Monte Letras: desperta o interesse pelas letras na fase inicial de aprendizagem do abecedário. Auxilia na alfabetização de forma divertida e descontraída, trabalhando a percepção da letras, numerais e formas geométricas. Brincando a criança aprende com maior facilidade a composição dos símbolos da linguagem.

👉 Conheça os Brinquedos Waldorf da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.